O Bloqueio Emocional é um mecanismo de defesa, um verdadeiro escudo do nosso subconsciente que age para evitar sofrimentos, de feridas, de dores. Quando aparecem nos dão a falsa sensação de proteção, que deixam de nos machucar ou incomodar, mas, na realidade, estamos fugindo das nossas próprias inseguranças, não nos permitindo pensar e agir com clareza.
Por falta de conhecimento, de sabedoria e de inteligência emocional de pessoas, na maioria muito próximas, são elas as causadoras desses bloqueios em nós. Muitas vezes elas nem tem conhecimentos do que realmente tudo isso significa e vão levando a vida de forma automática.
Podemos relacionar os principais bloqueios como o de aprendizagem, que muitas vezes acontece quando ainda criança.
Por ter alguma dificuldade de informação, ela recebe gratuitamente, corrigendas infrutíferas que irão atrapalhar o resto do seu aprendizado, tornando-a insegura ou quase incapaz de ter algum êxito no transcorrer de sua vida.
Temos depois, o de comunicação, em que as crianças são reprimidas de se manifestarem, a ficarem caladas, a não conversarem com estranhos, e isso, vai impactar todos os relacionamentos futuros.
Na nossa comunicação mais de 85% dos nossos resultados são frutos de relacionamentos de pessoas e para se relacionar é preciso se comunicar.
Outro bloqueio, o de autoimagem, é uma das coisas mais destrutivas em que um ser humano pode passar. A rejeição, a insignificância, os abusos mentais praticados por pessoas que era para dar amor, mas geram dores e retiram dessa criança a sua verdadeira identidade, anulando-a por completo
Temos também o bloqueio do não merecimento, o indivíduo recebe tantas informações depreciativas de sua pessoa, acredita nelas e tenta realizar várias vezes o que deseja e não consegue alcançar os seus objetivos. Vive com muitas expectativas e só angaria decepções.
Esse bloqueio automaticamente irá se relacionar com o de procrastinação em que o individuo estará sempre adiando projetos de trabalhos, tanto profissionais como domésticos, ou algum hobbie.
E como vencer essas barreiras?
Libere suas emoções bloqueadas através de atividade física. Pule, dance ou faça exercícios, mesmo que seja por alguns minutos. Tente ouvir músicas ou até gritar. Isso vai ajudar você tanto física quanto emocionalmente.
Sinta a emoção, analise-a, tente aceitá-la e compreendê-la.
Ainda que você possa atingir ótimos resultados dedicando-se sozinho com suas emoções, procure ajuda de um profissional que poderá te aconselhar e melhorar os seus conhecimentos profissionais. Você poderá assimilar mais as suas emoções negativas e usá-las para incentivar uma mudança positiva.
A hipnoterapia é uma ótima opção!
Nilson Carvalho


